segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TUDO SOBRE A FANTÁSTICA VITAMINA D

vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele.
As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:
- A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
- Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
- É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
- Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros - é a simples deficiência generalizada de luz solar.
- Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de  cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis
- Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a 
capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso 
 constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
- A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
- A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
- A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:
- A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
- A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
- A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
- A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e  obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
- A esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama, ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. 
- O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é  reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
- A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor de exposição ao sol.

O que você pode fazer: A exposição sensível à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde.
Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir  drasticamente as taxas de várias doenças crônicas.
A exposição à luz solar é realmente uma das terapias mais poderosas. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural.
E o melhor: você pode obtê-lo gratuitamente!!! E o pior: é por isso que quase ninguém o divulga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário